Roteador Wi-Fi – Saiba como melhorar o seu sinal de internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando contratamos um serviço de banda larga, ou seja, de conexão de internet, recebemos um modem, dispositivo responsável por decodificar o sinal do provedor, convertendo-o de analógico para digital. Em outras palavras, ele transforma dados em textos, fotos e vídeos. Contudo, para que esse conteúdo chegue aos aparelhos, é preciso contar com um aliado: o roteador Wi-Fi.

Qual é a função de um roteador Wi-Fi?

Desenvolvido com tecnologia avançada, o roteador Wi-Fi, quando conectado ao modem, distribui o sinal de internet para todos os equipamentos da casa ou escritório, como smartphones, tablets, computadores, smart TVs, câmeras de segurança, videoporteiros, entre outros, sem a necessidade do uso de fios. Além disso, identifica as melhores rotas para envio e recebimento de dados, fugindo de caminhos congestionados e evitando transmissões curtas.

Entretanto, para que o roteador Wi-Fi faça o seu trabalho com eficiência é preciso se atentar a alguns detalhes. Quantas vezes você já se pegou reclamando que o sinal da internet está fraco? Ou dizendo que a conexão não chega em determinado ambiente da residência? Quando isso acontece, é importante, em primeiro lugar, analisar onde o dispositivo está instalado, pois interfere diretamente no seu desempenho.

Não posicione-o próximo à uma parede ou de outros aparelhos que emitem frequências sem fio como um telefone analógico, por exemplo. Muito menos, deixe-o no chão. A melhor área para deixar o roteador, segundo especialistas, é no centro da casa no ponto mais alto possível para que o sinal alcance de forma uniforme cada cômodo e encontre o mínimo de barreiras ao longo do percurso. Quando disposto em um local baixo, acaba se deparando com vários obstáculos como mesas, cadeiras, sofás, armários e demais artefatos.

Outro cuidado que, muitas vezes, passa despercebido é o acúmulo de sujeira; como qualquer eletrônico, isso pode comprometer a vida útil do roteador. Dessa forma, preocupe-se em limpá-lo com uma determinada frequência. Ambientes que tendem a concentrar mais poeira exigem intervalos menores; caso contrário, uma vez por mês é considerado suficiente.  

Quais são as principais características de um roteador?

Como já sabemos, o roteador Wi-Fi é um equipamento que propaga o sinal de internet que recebe do modem para os dispositivos, possibilitando diferentes tipos de conexões. Isso acontece graças às suas antenas superpotentes que espalham os dados em todas direções. No entanto, isso não significa que, igualmente, em todos os sentidos. Sendo assim, sempre observe a posição das antenas: o ideal é que se mantenham retas, voltadas para cima. 

Quanto à velocidade de conexão, depende do plano de internet, do modelo do roteador e do aparelho que receberá o sinal. Se a família ou a quantidade de funcionários na empresa for grande, considere adquirir um pacote de dados com um número alto de megas. Desse modo, quando for assistir a um filme ou atender uma ligação de vídeo, por exemplo, não há risco de travamentos.

Outra dica de ouro para que se possa aproveitar ao máximo as funcionalidades do roteador é desligá-lo quando não está em uso. Geralmente, opta-se por mantê-lo sempre ligado por receio de que as configurações se percam, todavia, não há o que temer: os modelos atuais possuem memória interna que resgata as últimas informações registradas.

Isto posto, habitue-se a desligá-lo, pois impede o seu superaquecimento ou que sofra algum dano por altas oscilações de energia. Aproveite os períodos em que estiver fora de casa ou do escritório para tomar essa iniciativa. Por fim, saiba que reiniciar quando há falhas no seu funcionamento não é conversa de técnico, não, viu? O procedimento que inclui ainda retirar da tomada e contar alguns segundos, realmente, tende a corrigir um erro, restabelecendo a conexão.

Qual a diferença entre um roteador Wi-Fi e o repetidor?

Se você mora ou trabalha em um local muito amplo com diversos obstáculos, pode acontecer do roteador Wi-Fi não conseguir levar o sinal de internet para todos os cômodos. O que fazer nesse caso? Invista em um repetidor wireless, um dispositivo que pega o sinal emitido pelo roteador e “repete”, aumentando o seu alcance. 

Há diferentes modelos disponíveis; todos muito compactos e com plugue. A instalação é simples: no caso dos mais modernos, basta encaixar em uma tomada que esteja no meio da rota de onde há perda de sinal (não exatamente no local), apertar o botão de acionamento, aguardar alguns segundos para que ocorra a conexão com o roteador e pronto! 

A grande vantagem desse produto é que elimina a necessidade de sair puxando cabos pela casa para instalar outros roteadores. Deu até um alívio, não é verdade? Para você que acabou de descobrir que esse aparelho é a solução que estava procurando para o seu lar ou empresa, selecionamos algumas opções para que possa avaliar e fazer a sua escolha.

Tecnologia

Os Desafios Do 5G.

O 5G é a evolução do padrão de telefonia celular 4G, que permitirá conexões pelo menos 20 vezes mais rápidas do que no 4G. Com

SAC TCG Internet
INICIAR ATENDIMENTO

NOSSA COBERTURA

GOIANIA - GO