Entenda A Diferença Entre Internet Para Apartamento E Casa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já deve ter ouvido falar que a instalação da internet em apartamentos e condomínios é diferente da instalação feita em casas. Mas apesar de existirem diferenças na instalação, o sinal funciona da mesma forma e com a mesma tecnologia: fibra óptica.
A fibra óptica é um cabo que possui internamente um filamento de fibra de vidro, onde a luz se propaga e envia o sinal, neste caso, é o sinal de internet.

Instalação de internet em casas

Para levar o sinal de internet até uma residência precisamos nos certificar de que existe viabilidade técnica no endereço, ou seja, é necessário que a fibra óptica esteja instalada nos postes da rua conforme os padrões da Unifique e que haja vaga na caixa de atendimento para sua residência.
Durante a instalação, a fibra óptica que está na caixa de atendimento do poste é subdividida e uma ponta é levada para dentro da casa do cliente. Esse processo pode ser feito de duas formas: subterrâneo ou aéreo, depende de como é a sua infraestrutura, mas lembre-se que deve haver passagem livre para este cabo.
Depois que a ponta da fibra óptica chega dentro da residência, ela é conectada ao roteador, que recebe e faz a distribuição do sinal.
Esse processo é chamado de FTTH – Fiber to the Home. Para entender melhor as etapas da instalação, confira a ilustração abaixo: 

Instalação de internet em apartamentos

Para levar o sinal de internet para apartamentos é preciso desenhar um projeto específico para cada condomínio, afinal, cada um tem condições, layout e restrições diferentes.
Inicialmente é identificada a viabilidade técnica da fibra óptica que passa pelos postes da rua, então a fibra precisa ser levada para dentro do condomínio até um distribuidor geral de equipamentos de telecomunicação”.
A fibra óptica é subdividida dentro do distribuidor geral e cada apartamento recebe uma ponta da fibra óptica que é conectada ao roteador.
Esse tipo de rede se chama FTTA – Fiber to the Apartament. Entenda mais com a ilustração abaixo:

Existem alguns casos em que a fibra óptica chega somente até o distribuidor geral e a partir disso, o sinal de internet é enviado através de cabos UTP mais conhecido como cabo de rede que chegam até os apartamentos.
Esse tipo de projeto é chamado de FTTB – Fiber to the Building. Mas como essa tecnologia possui limitações, a Unifique vem trabalhando para substituir todas as instalações nesse formato.

Independente de rede FTTH ou FTTA, o sinal de internet precisa cumprir os requisitos conforme o plano contratado.
Se você ficou com alguma dúvida em relação aos tipos de instalação de fibra óptica, entre em contato com a gente.

Tecnologia

Os Desafios Do 5G.

O 5G é a evolução do padrão de telefonia celular 4G, que permitirá conexões pelo menos 20 vezes mais rápidas do que no 4G. Com

SAC TCG Internet
INICIAR ATENDIMENTO

NOSSA COBERTURA

GOIANIA - GO